sábado, 20 de junho de 2009

Falando aleatóriamente do Mercado de Trabalho

Se tem uma coisa que eu gosto são das porcarias eletrônicas. Adoro falar de coisas com LCD, zoom ótico, sensibilidade ao toque. Quando uso o meu telefone celular sei que estou usando a Banda A da lei de ortagas e concessões brasileiras para telefonia nacional. Daí que a freqüência da banda A é em 850Mhz, o que confere a minha operadora por critério da física o sinal de qualidade. Sei que a tecnologia que uso é a GSM, muitos sabe disso, mas não sabe que o pacote de dados para enviar ou receber um foto torpedo é o GPRS, que atinge 46,4Kbps de velocidade, o que fará com que uma foto de 100KB seja recebida em 12 segundos.

Enfim, a maioria das pessoas usam seus telefones celulares sem saber disso, assim também como assistem televisão sem saber que se estão assistindo uma transmissão em banda C ou Ku. Sei disso porque gosto e porque tenho tempo para descobrir. Mesmo assim acho que tenho tempo demais para que eu mesmo decida como gastar.

Na verdade o que eu quero e preciso é de alguma atividade remunerada, seja estágio, seja trabalho. Não estou trabalhando e nem estagiando por várias desculpas, mas as desculpas não são em sua maioria minhas e sim de quem um dia pretendeu me contratar. Fico revoltado com isso, dá vontade de mandar tomar no cu quando dizem que vão ligar até o final da semana ou que tenho um bom perfil, mas não sou o que eles procuram. O Mais nojento é que eles nunca dizem porque não vão contratar, não dão ao indivíduo sequer a oportunidade de descobrir a falha e melhorá-la.

Falha? Eles são politicamente eufêmicos, correto é o que não são. Nunca vão se referir ao que não agrada eles usando o termo falha, vão dizer usando outro termo que nem vou pensar qual.

Por fim, procurar emprego ou estágio é uma das piores coisas do mundo. O trabalho glorifica o individuo, mas a busca o destrói, é a coisa mais desumana do Mundo. Não estou exagerando, é verdade o que digo. Quando se busca sair da disponibilidade para o mercado de trabalho, eufemismo que eles usam para quem não quer mais ser desempregado, começa um massacre que da autoestima e que faz com que se sinta o pior dos seres humanos, choca porque se descobre que no fundo o que querem é explorar a infeliz classe proletária, da qual tenho a sorte de pertencer, e as vezes até te nós dá alguma esperança.

As vezes botamos fé, criamos expectativas e pensamos agora vai. Nada disso cara pálida, pois é como diz o sábio Murphy, tudo dá errado, se não deu errado é porque ainda não chegou a hora. Quando você pensa, agora vou trabalhar, vão te deixar esperando, esperando até você desistir de esperar e por aí vai.

Muitas coisas irritam o Well, mas três merecem destaque:

1 – Dinâmica de Grupo

2 – Psicologo de Recursos Humanos

3 – Pedir para falar sobre mim

Não adianta mexer com essas três coisas. Se for sincero não ganha trabalho, se for falso, não ganha trabalho, se for omisso não ganha trabalho. Não adianta ser comunicativo, trabalho em equipe, liderança, paciência, empreendorismo, isso é ilusão.

Infelizmente agora não dá mais para adiar, final de semestre e lá vou eu procurar emprego ou estágio outra vez. Pobre desempregado eu sou.