terça-feira, 9 de junho de 2009

Homossexualidade X Homossexualismo: o significado dos termos.

Não sei você, mas a mim incomoda o uso de alguns termos para se referir a tal coisa. Muitas pessoas vão dizer que é frescura, vontade de parecer politicamente correto, desejo messiânico de salvar o mundo com balelas. Será que é mesmo? Não, isso não passa de justificativa para o comodismo que as pessoas possuem, o de não pensar o significado das palavras e mudar seus vocabulários. Da mesma forma que muitas pessoas não vêem problema algum em utilizar alguns termos, pois eles ficaram muito intrínsecos a elas, a mim fica algo conflitante utilizar esses mesmos termos, pois também o asco a etimologia dos termos também me ficou natural e intrínseca.

Exemplo de quando sinto esse asco são as vezes que utilizam para se referir aos homossexuais o termo homossexualismo. Esse termo foi cunhado após o Século XVIII para designar como doentes as pessoas por serem homossexuais. Com a ciência e seus avanços, no segundo quartel do Século XX foi refutada a idéia de homossexuais como pessoas doentes e o termo homossexualismo passou a ser inadequado, quiçá proibido em laudos científicos.

Assim a quem resolver utilizar o termo homossexualismo para se referir aos homossexuais ignora o saber cientifico, aqui amparado na biologia e na psicologia. A quem insistir no trato dos homossexuais como doentes por serem tais, caberá o ônus da prova. Logo deverá refutar com métodos científicos, que são processos passíveis de repetição e obtenção dos mesmos resultados sempre, uma infinidade de estudos que já foram feitos e dizem o contrário. Isso não é nada fácil e arrisco dizer impossível.

Não sou doente por ser homossexual e me irrita esse modismo, esse senso comum, no uso das palavras para se referir aos homossexuais. O que me irrita bastante nisso não é nem tanto as pessoas que ignoram a diferença entre homossexualismo, doença, e homossexualidade, um comportamento assim como a heterossexualidade. O que me irrita é os meios de grande imprensa, os cientistas sociais que dizem levantar a bandeira da tolerância aos homossexuais utilizar o termo homossexualismo. E o que me irrita mais ainda são os homossexuais saberem a diferença e insistirem no uso do termo homossexualismo para definir a sua sexualidade, homossexuais que certamente não se vêem como doentes.

Tudo bem que quem usa o termo homossexualismo não queira dizer que são doentes, mas as palavras conforme a mente ignorante, conforme o contexto e conforme sua etimologia e o significado que deram a ela preteritamente diz isso sim. É meio caótico, mas o caminho é esse. Aboli o termo homossexualismo do meu vocabulário, assim como viado, bicha, boiola.

6 comentários:

Marcinho Bartimeu disse...

Ótimo texto Well, bem estruturado e com um vocabulário próprios dos amantes da leitura e da perfeição na escrita. Parabens! Quanto ao mérito da questão, concordo plenamente. Ninguem fala que 'heterossexualismo', mas quando se referente à homossexuais, o sufixo - imo é permitido. O que piora ainda mais é o uso por parte dos proprios gays de termos como baitola, queimador de rosca, viado, kiwi e por aí afora, demérito que não se justifica numa sociedade dita em desenvolvimento humano.

O Gato de Cheshire disse...

Acho muito pertinente a discussão... Se quero dizer pra vc que algo é azul devo começar não chamando azul de verde, pk se não fica complicado...
E vivemos num mundo simbolico, as palavras são fundamentais para a contrução de todas as coisas é importante saber usa-las a nosso favor...
Bjkas

JuNiNhU disse...

Ai viado parta de frescura e assuma a bicha, a mona que existe dentro de você. ahahhahahahahahhahahahahhaha


Esses pejorativos são irritantes...


Mas o lance é não se abalar.

Anônimo disse...

Curti mto o texto!
Dei uma fuçada aqui no blog e curto MTO o que vi.

Abraços!!

Mystica disse...

Novamente tirou as palavras do meu teclado. Eu já vi pessoas me chamando de fresca por eu corrigi-las quanto às terminologias, mas também fico super orgulhosa dos meus amigos héteros que já usam o termo homossexualidade e ainda corrigem os que insistem no erro.
Abraços, querido!!

talitatsc disse...

fantástico falei algo bem similar para minha psicologa, me deu um pouco de vergonha ela ter se referido como homossexualismo... mesmo sendo psicologa, então imagina para as outras pessoas que nem contato com esse tipo de discussão!. Um caos mas saber nomear já é positivo! =) diminui o preconceito, e parabéns!